A ocorrência de dor em quadril em idosos, após episódio de queda, pode estar relacionada à fratura de quadril. Os fatores de risco incluem ser do sexo feminino, raça branca, ter idade avançada, saúde precária, fazer uso de tabaco e álcool e fratura prévia.
O trauma pode ser consequência de uma queda sobre a coxa/quadril, ou de um acidente automobilístico. Em casos de pacientes com osteoporose grave, até mesmo a queda de uma cama pode ocasionar uma fratura de quadril.
As dores podem aparecer na virilha ou no quadril, podendo haver hematoma local ou não. O indivíduo pode até conseguir deambular após a queda, mas sentirá dor.
A situação mais comum é aquela em que o indivíduo não consegue deambular, apresenta-se com dor bem localizada no quadril e a perna apresenta desvio, ou seja, o pé ficarodado para a lateral, apontando para o lado acometido. Em alguns casos, a perna/membro está encurtada em relação ao lado normal.
Em indivíduos jovens, a dor no quadril ou bacia pode ocorrer após trauma automobilístico, queda de altura, esportes radicais, dentre outros.
Pode ocorrer fraturas ou luxações na pelve, acetábulo ou fêmur proximal. Estas condições, geralmente, são associadas a politraumatismos.
Sempre que houver traumatismos que gerem dor na região da bacia ou quadril, o paciente deve ser levado imediatamente para unidade hospitalar, e o transporte deve ser feito por equipe especializada (SAMU, bombeiros, etc).
O tratamento das fraturas que envolvem a bacia ou o quadril deve ser indicado pelo ortopedista e, em caso de necessidade de cirurgia, deve ser feita por equipe especializada, uma vez que as cirurgias destas regiões envolvem grande conhecimento técnico e equipamento moderno.
PREVENÇÃO DE QUEDAS DE IDOSOS: