Dor na perna do idoso

Bursite da pata de ganso

Na região anteromedial da tíbia proximal, localiza-se a inserção de tendões flexores da coxa, denominada pata de ganso. Neste local, pode ocorrer inflamação de uma Bursa, gerando desconforto e dor. Esta inflamação está associada ao uso frequente da musculatura, ou até mesmo encurtamento da mesma.

Dor causada pela compressão de nervo

A pessoa com queixa de dor, causada por compressão nervosa ou lesão de algum nervo, geralmente apresenta uma dor ou dormência que se extende pelo trajeto das estruturas inervadas por ele (pele, músculos, etc). Pode haver, também, dificuldade em andar, pois pode estar associada uma fraqueza muscular. Ainda, às vezes, são observadas sensações de queimação, formigamento, fincada,etc.

As causas mecânicas externas são mais fáceis de serem identificadas: o hábito de cruzar as pernas, compressão contra superfície dura, compressão por hiperflexão do membro, imobilizações rígidas muito apertadas, prolongada posição de cócoras, etc.

Alguns nervos, como o fibular (perna) e o ulnar (cotovelo), são bastante superficiais e desprotegidos contra fatores externos, como contusões ou posições de hiperflexão por tempo prolongado.

As causas mecânicas internas são mais difíceis de se identificar, como, por exemplo, a hérnia de disco, ou mesmo compressão por crescimento tecidual, como os tumores, por exemplo.

Hérnia de disco e dor ciática

Dor ciática é conhecida como a dor que irradia para uma das pernas, causando grande desconforto e incapacidade funcional temporária.

Em 90% dos casos, a dor ciática é causada por uma hérnia de disco que comprime a raiz nervosa.

Embora a hérnia de disco seja mais frequente na coluna lombar, esta afecção pode acometer qualquer segmento da coluna vertebral.

A degeneração discal ocorre entre os 30 e os 50 anos, sendo, nesta fase, uma maior frequência de hérnia discal.

Em algumas estatísticas, pode ser identificado que, de 100% das pessoas que possuem dor nas costas (lombalgia), 5% a 10% delas terá dor ciática.

O diagnóstico de dor ciática é clínico, ou seja, baseado na consulta médica, que inclui a história típica da doença e o exame físico realizado pelo médico.

A dor pode ter início na parte inferior das costas, irradiando-se para a região sacroilíaca e nádegas, podendo atingir até a parte posterior das coxas. Pode, ainda, ser uma dor de natureza radicular, estendendo-se até abaixo do joelho, e acometendo a região da raiz nervosa envolvida.

A dor tem caráter intermitente, aumenta com a atividade, especialmente o ato de sentar, e piora com a flexão. Pode ser aliviada com o repouso e exacerbada com o esforço para defecar, tossir ou espirrar. Outros sintomas são a presença de fraqueza e dormência.

EXAMES DE IMAGEM

Na dor ciática aguda, quando há suspeita de hérnia de disco, NÃO É NECESSÁRIO O USO DE EXAMES DE IMAGEM (RADIOGRAFIAS, TOMOGRAFIAS OU RESSONÂNCIA MAGNÉTICA), UMA VEZ QUE O TRATAMENTO É CONSERVADOR (NÃO-CIRÚRGICO).

Se houver suspeita de dor ciática causada por outras doenças, como infecções da coluna, tumores, etc., o exame de imagem será indicado.