Dor na bacia ou quadril não traumática

Dor no quadril causada por bursites ou tendinites

A dor causada por uma bursite/tendinite trocantérica pode irradiar para a parte lateral da coxa, causando dificuldade para dormir ou deitar do lado afetado. Pode também causar sensação de queimação.
O tratamento geralmente é realizado com anti-inflamatórios não hormonais, analgésicos e fisioterapia. O ultrassom e a ressonância magnética podem auxiliar no diagnóstico.

Dor no quadril causada por osteonecrose da cabeça femoral

Dor em virilha (lado acometido) é o sintoma predominante e pode irradiar para a coxa e o joelho medial, mas pode ir para posterior. A dor pode ocorrer aos mínimos movimentos do quadril ou ao esforço físico.

Ocorre limitação dos movimentos e o paciente pode mancar. O acometimento de ambos os quadris é comum. A idade mais comum é de 30 a 40 anos, sendo que fatores como o uso de corticoides, álcool, altas doses de radiação, barotrauma (doença dos mergulhadores), anemia falciforme, doença de Gaucher e Lupus Eritematoso estão associados.
Ocorre morte ou necrose do tecido ósseo secundário, a perda da irrigação sanguínea.
As radiografias são normais nos estágios iniciais, mas alterações surgem com a evolução da doença, como a densidade ou transparência aumentada na cabeça femoral. O método de escolha para avaliação inicial é a ressonância magnética.

Dor no quadril causada por Osteonecrose da cabeça femoral

Dor no quadril causada por doenças metabólicas e inflamatórias

As enfermidades articulares de origem metabólica, que causam dor no quadril e outras articulações, são a gota úrica e a alcaptonúria (ocronose), e caracterizam-se por um quadro muito doloroso e rápida destruição de superfícies articulares.

As principais doenças inflamatórias que acometem os quadris são a artrite reumatoide, o lúpus, a artrite psoriásica, artropatias autoimunes e a espondilite ancilosante. Nestes casos, existem queixas inflamatórias em outras articulações, e pode existir rigidez articular, que é pior de manhã e melhora durante o dia.

Dor no quadril de origem não ortopédica

Várias doenças podem causar dor no quadril de origem não ortopédica: patologias intra-abdominais (endometriose, tumores abdominais, anexite, prostatite, infecções urinárias), patologias da parede abdominal (hérnia inguinal), patologias urogenitais (epididimite, varicocele, inflamações do ligamento redondo, bartolinite).