TIPOS DE DOR

Dores no quadril do atleta


As principais causas de dores em quadris e bacia de atletas são: lesão labral, impactofemoro-acetabular, lesão do ligamento da cabeça, lesão capsuloligamentar e corpos livres em caso de lesão intra-articular.
Nas lesões extra-articulares identificam-se contusões, lesões musculotendíneas (m adutor, iliopsoas, glúteo médio/mínimo, oblíquo externo, tensor da fascia lata, bursite trocantérica, fratura de stresse, síndrome do piriforme, patologia sacroilíaca, pubalgia hérnia inguinal, osteíte púbica, etc.


 


Impacto fêmoro-acetabular


Inicialmente a dor aparece somente após atividades esportivas. O paciente pode sentir dificuldade em alguns movimentos com flexão ou abdução da coxa, ou para cruzar as pernas. Com a evolução, sentirá dor nas atividades diárias, podendo alterar a sua marcha.
Atividades que envolvem movimentos repetitivos, como por exemplo esportes com chutes, podem aumentar a frequência do contato anormal entre acetábulo e colo do fêmur, levando à lesão labral e da cartilagem articular no acetábulo. Lesões do lábio e /ou da cartilagem articular comumente causam dor.


Imagem de ressonância magnética mostrando lesão labral extensa